sábado, 15 de setembro de 2012

Terceira Provação no Sri Lanka


Tendo chegado ao Sri Lanka no dia 27 de Agosto para iniciar a minha “terceira provação” (último período formal de formação de um Jesuíta), aqui publico as primeiras fotografias destes lugares.




A casa da terceira provação, nos arredores de Kandy
(centro da ilha).





















A vegetação nestas zonas é exuberante.
O clima é um pouco húmido mas, por estar nas montanhas,
a temperatura não é muito elevada: até agora tem variado
entre 27 (temp. mínima) e 28 graus (temp. máxima).


























O grupo de Jesuítas que faz comigo a terceira provação: 6 são da Índia (todos de Províncias diferentes), 1 do Vietname, e 1 da Coreia do Sul (e que tinha estado já comigo a estudar em Berkeley, na Califórnia). Para além disso há ainda o instrutor, que é do Sri Lanka, e o ministro que é dos EUA.

















Tínhamos ido visitar a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, que fica a uns 45 minutos a pé de nossa casa. O estilo da Igreja pareceu-me ser uma mistura entre ocidente e oriente.



Nos primeiros dias no Sri Lanka fizemos várias visitas. Esta foto foi tirada no campus da Universidade de Peradeniya, em Kandy (que tem mais de 10.000 estudantes). Apesar de não parecer, todos os ramos que se vêem por detrás de mim pertencem a uma única árvore...








...É que ao longo dos anos a árvore vai estendendo os seus ramos e mergulha raízes em novos lugares, chegando por isso a cobrir áreas consideráveis.






O nosso grupo a visitar o Seminário de Kandy, Seminário que forma os seminaristas para todo o País. A maioria da população do Sri Lanka (70%) é budista, mas  cerca de 7% são cristãos. Há ainda 15% de hindus e 7% de muçulmanos.










Visita ao templo budista de Kandy (no qual se venera uma relíquia do Buda).



Subindo ao alto de um monte, não muito longe dali, encontramos no topo uma grande imagem de Buda (por detrás de nós na foto).






Esta imagem é bastante grande e está colocada no topo do monte. Mas muitas outras, mais pequenas, se encontram ao longo das estradas daqui (um pouco como também por Portugal se encontram  imagens de Nossa Senhora ou outros santos pelos caminhos). A par disso, porém, nalgumas zonas daqui também se encontram ao mesmo tempo imagens de santos cristãos ou do próprio Jesus.




Num dos nossos passeios encontrámos um elefante a ser transportado, provavelmente para fazer algum trabalho que precisasse de mais força.








No final do dia a jogarmos “Carrom”: uma espécie de snooker que é jogado com peças tipo damas que são projectadas umas sobre as outras, não com um taco mas com o impulso dos próprios dedos.





3 comentários:

  1. obrigada por continuares a escrever! :) continuamos juntos! baci*

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelas partilhas, Luís! Que Jesus te fortaleça, e... as bênçãos de Buda! Abraço amigo, Mário

    ResponderEliminar
  3. Uma árvore que vai lançando raízes por onde passa... ora que imagem mais apropriada ;)

    Grande abraço Luís! Até já

    ResponderEliminar